4 métodos para manter sua gestão de compras e estoque alinhados

4 métodos para manter sua gestão de compras e estoque alinhados

A gestão de compras e estoque é uma área muito importante dentro de qualquer empresa. Ela é intrinsecamente relacionada à área de logística e por isso é essencial para a garantia de valores competitivos com outras empresas.

A dificuldade nesta área é o equilíbrio. Tem-se um estoque muito alto e parado, o seu capital e investimento está tendo pouco giro. Tem-se um estoque muito baixo corre um grande risco de faltar produtos para realizar novas vendas. 

Sendo assim uma das principais funções da gestão de compras é obter o melhor equilíbrio possível entre entrada e saída de produtos.

Saiba que manter uma relação de compras e estoque em equilíbrio é uma tarefa muito desafiadora e por isso são muito utilizados sistemas de gestão. Os sistemas de gestão têm como um dos objetivos integrar as atividades diárias de uma empresa.

Como exemplo, podemos citar a integração entre diferentes departamentos de uma empresa ou organização, resultando em processos mais sólidos, ágeis e que promovem, por sua vez, maior competitividade de seus produtos.

Mas afinal, como manter a gestão de compras e estoque alinhados? É preciso organização e um bom gerenciamento de compras e estoque para que consiga reduzir custos, aprimorar os serviços e, assim, aumentar o crescimento de sua empresa. Confira os 4 métodos que separamos:

1º método: Controle de entradas e saídas

É preciso um rígido controle de todo investimento e todo retorno. Só através de tal procedimento é possível saber seu lucro diário,semanal, quinzenal ou mensal.

O controle das entradas e saída possibilita,entre outras vantagens, a noção de quando é necessário fazer novas compras ou,ainda, saber qual é o produto ou serviço com mais saída.

A tecnologia, em especial o sistema de gestão, pode ajudar muito nessa tarefa. Existe uma grande variedade de ferramentas para controlar,monitorar e gerenciar todos os processos, vendas que sua empresa oferece.

2º método: Padronização e organização dos produtos

A padronização e organização dos produtos têm inúmeros objetivos e, o mais importante, aumentar o número de vendas. Para isso é importante padronizar a formatação e também categorizar todos seus produtos ou vendas.

A formatação tem o intuito de deixar uma leitura mais agradável para os clientes e a categorização para organizar todos os seus produtos por similaridade em suas funções.

3º método: Programar as compras

Em toda indústria, comércio de produtos ou serviços existem inúmeras variáveis que afetam os valores das matérias primas e,consequentemente, dos produtos. Então é sugerível que realize uma análise de compras anteriores para fazer uma nova compra.

Exemplos disso é que em determinadas épocas do ano alguns produtos sofrem uma alteração nos valores devido ao clima, temperatura,  política,entre inúmeros outros fatores.

A partir de tais informações e dados é possível projetar e planejar estratégias adequadas para maximizar os lucros de cada produto ou serviço.

Através da programação e do planejamento de compras pode determinar quais produtos vendem melhor e quais estão parados. Dessa forma pode fazer, por exemplo, um queima de estoque com o intuito de movimentar o capital.

4º método: Conheça os melhores fornecedores

Os valores de seus produtos e serviços são uma das bases para seu crescimento. Porém, é preciso saber que os fornecedores também precisam ser competitivos em seus preços e é importante que aproveite isso.

Sendo assim nunca tenha somente um fornecedor, pois ele provavelmente usará tal dependência a favor dele. Então, conheça todos os fornecedores possíveis e verifique atentamente valores, prazos e credibilidade.

Através de 4 métodos procuramos auxiliar na gestão de compras e estoque de sua empresa. E você, empresário, qual a maior dificuldade que encontra para manter uma gestão de compras alinhada? Quais métodos utiliza atualmente? E qual você gostaria de sugerir para outros empresários? Tem dúvidas, indicações ou sugestões? Deixe nos comentários!