Como se livrar de uma vez por todas das planilhas financeiras

M

Como se livrar de uma vez por todas das planilhas financeiras.

Normalmente, o desenvolvimento de planilhas financeiras demonstra um trajeto de amadurecimento da administração de uma empresa, porém, o problema começa a aparecer quando a gestão se depara com necessidades de atualizações e controle de muitas planilhas.

 É bastante comum que existam planilhas com cadastros de clientes e fornecedores, outras para vendas realizadas, uma outra para o controle de estoques, e por assim vai.

Isso geralmente ocorre devido ao fato de ser um controle financeiro desatualizado, ou seja, que apresenta informações desatualizadas, o que faz com que a tomada de decisões do seu negócio venha a ser afetado.

Saiba mais sobre como se livrar de uma vez por todas das planilhas financeiras

 Se você deseja se livrar de uma vez por todas das planilhas financeiras, entenda que diante de um mercado cada vez mais competitivo, vender mais e investir no seu tempo é fundamental. Assim, é preciso que você conheça as principais razões para não usar mais planilhas e ter uma gestão completa. Confira!

  • Praticidade e agilidade

Ao abrir uma planilha de Excel, mesmo que existam funções para tornar fácil os cálculos, os dados financeiros necessitam serem inseridos um por um, o que demanda muito tempo.

Mas, em um sistema mais exclusivo, você pode acessar a área que deseja e inserir as informações que precisa, além de que todos os funcionários que se encontram envolvidos na gestão dos números podem ter acesso aos dados já atualizados.

  • Integração das equipes

Para que as suas vendas possam ser mais assertivas, os seus funcionários necessitam estarem informados, o que faz com que a sua equipe de vendas procure saber o que tem ou não no estoque.

Além disso, o financeiro deve ainda acompanhar os resultados da loja e assim por diante, onde mesmo que a sua empresa venha a ser pequena e você tenha poucos funcionários, fazer com que eles possam ter acesso às informações que são relevantes, irá tornar o trabalho mais práticos e em menos tempo.

Assim, com um sistema exclusivo, os funcionários irão poder sempre consultar se o produto se encontra disponível no estoque sem ter que realizar a solicitação da última planilha.

  • Mobilidade

A possibilidade de trabalhar de qualquer local e dispositivo é sinônimo de muita eficiência e, por isso, quando você possui um sistema exclusivo, a mobilidade na sua vida diária já está garantida, pois é possível que você administre e consulte todas as informações de qualquer lugar, sendo que estas são armazenadas na nuvem.

Sendo assim, se você deseja automatizar a gestão do seu negócio e dar um passo a mais, confira abaixo algumas dicas de como você pode se livrar de uma vez por todas das planilhas financeiras e melhora todo o controle do seu empreendimento.

  1. Procure pesquisar sobre os sistemas para o seu negócio

Primeiramente, é necessário que você pesquise se existe algum sistema que seja exclusivo para o seu negócio e que se encaixe nas suas necessidades.

  • Salve todas as suas informações

Procure guardar as últimas planilhas que estão atualizadas para que assim você consiga realizar futuras consultas.

  • Converse com a sua equipe

Este processo todo de automação é essencial que as pessoas que fazem parte do seu negócio estejam envolvidas. Com isso, para que eles estejam cientes de que a partir de determinado momento, as informações precisar se encontrar atualizadas no sistema, procure conversar com a sua equipe.

  • Realize um teste real em algum sistema

Normalmente, alguns sistemas podem oferecer testes de graça para os interessados. Por isso, aproveite para conhecer sistemas e saiba realmente se eles poderão ajudar no dia a dia do seu negócio.

Dessa forma, o dia a dia de diversos empreendimentos já se livraram de planilhas financeiras como sendo o uso de ferramenta principal da gestão, seja devido a motivos financeiros ou por falta de conhecimento. Assim, aproveite as dicas e se livre também das planilhas do seu negócio.