O bom atendimento.

O Bom Atendimento

Você realmente sabe a importância de um atendimento de excelência? Descubra as vantagens que esse atendimento pode te proporcionar!Link:http://blog.integrasistemas.com.br/nao-existe-melhor-remedio-que-este-o-bom-atendimento/#more-1445

Publicado por Integra Sistemas em Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Se imagine indo até uma tribo indígena em uma área cadastrada como inóspita da Amazônia, esse é o primeiro contato deles com alguém de fora da tribo. Você não pode simplesmente lhes estender a mão e esperar que eles retribuam muito menos esperar que comecem a falar o seu idioma sem mais nem menos. Sabe o porquê? É simples, eles têm uma cultura diferente. No tão conhecido Aurélio, a palavra “cultura” é descrita da seguinte maneira: “É um conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”. Na prática, isso quer dizer que a cultura é um contrato social que todos assinamos sem saber, está enraizado em todos nós e é parte importante dentro de quase todas as áreas da atuação humana, inclusive no atendimento.

Esses fatos podem ser afirmados quando paramos para pensar o costume que cultivamos de ter um único tipo de atendimento. Não sabe do que estou falando? Digamos que você entrou em uma loja e o primeiro funcionário a te receber fala com você seguindo um protocolo. Você realmente gostaria de ser tratado como só mais um número?

Em contra partida, imagine o oposto disso: Você entra na loja e é tratado com respeito, amor, carinho, de maneira natural, fazendo com que você se sinta em casa, com os amigos e familiares, você é bem recepcionado por alguém que te apresenta os produtos de forma espontânea, demonstrando que sabe exatamente qual serviço se encaixa melhor as suas necessidades. Já escolheu seu favorito? Tenho certeza que seus clientes já escolheram o deles.

A cultura do bom atendimento, como qualquer outra, vive em constante mudança, logo é importante que você fique sempre atento as inovações comunicacionais e as novas tendências que surgem no mercado. Faça o possível para não ficar para trás, esqueça scripts e falas prontas que podem transformar o seu atendimento em algo mecânico ou terceirizado. Deixe a comunicação ser fluida e natural e a simpatia seja verdadeira, desenvolva a sua cultura do atendimento sempre pensando: “Como meu cliente gostaria de ser tratado hoje?” , “Como posso otimizar o atendimento visando que meu cliente não perca tempo?”. Essas são questões importantíssimas que podem fazer com que o seu público confie no seu negócio, ou não o recomende nem ao seu pior inimigo, cabe a você decidir qual vai ser.

Agora, vamos pensar isso na sua realidade. Com um dia de estabelecimento lotado e uma pressão danada é possível manter o bom humor e preservar o bom atendimento? É claro que sim! Primeiro vamos começar matando um possível mal pela raiz. Seus funcionários são representantes do seu negócio, devem manter a postura amigável e compreensiva até em situações de estresse e pressão, você como gestor, líder ou chefe deve fornecer um ambiente saudável, estrutura adequada, onde ninguém se sinta descriminado, sobrecarregado ou mesmo injustiçado fazendo que se sintam felizes com seu trabalho, só ai estarão mais dispostos a sacrificar alguns minutos da própria calma. Importante que eles enxerguem em você um bom exemplo de sabedoria, controle emocional, responsabilidade e ética.

Você ainda não criou a Cultura do Bom Atendimento em seu negócio?

O que está esperando? Mãos à obra e faça com que a sua empresa seja conhecida por um atendimento de qualidade.

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