Medo da Concorrência

Já sentiu aquele medo por saber que você não é o único a estar vendendo, ou oferecendo um serviço? Pois é! Saiba como virar o jogo e tranformar o medo e a dúvida em vitória com o nosso artigo.Link:http://blog.integrasistemas.com.br/nao-fiquem-com-medo-da-concorrencia/#more-1416

Publicado por Integra Sistemas em Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019


Por todo local que percorremos tem concorrência, você já reparou isso?

Segundo os Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostram que há no país atualmente mais de 78 mil unidades. Este ramo comparado a outros vem crescendo cada vez mais, chegando até ultrapassar o segmento de padarias.

Com este crescimento recorrente, os donos de redes de farmácias acabam ficando preocupados com a tal da concorrência. Porém para se destacar neste mar de grandes peixes e ter sucesso em seu negócio é preciso inovar e ser excelente em todo o planejamento proposto, é se atentar a cada detalhe de seu cliente, e ir além das ideias e oportunidades.

O que fazer para se tornar referência?

Antes de estabelecer melhorias, e formas de dar um UP em sua farmácia, há alguns pontos que preciso ressaltar.

Para realmente saber o que é preciso mudar, o que manter em suas estratégias é necessário uma análise completa de seu negócio. Analise os seguintes pontos:

Análise Swot

Forças: É nesse tópico que você aborda os diferenciais de seu negócio. Ex: Atendimento ao cliente personalizado, fácil localização, preços acessíveis, ótima organização…

Além da sua auto avaliação empreendedora, os feedbacks além de vir de seus colaboradores, vêem também de seus clientes. O cliente é a porta voz de seu negócio, se os feedbacks são positivos, você está no caminho certo.

Oportunidades: Da mesma maneira que existem diferenciais, há também as famosas sugestões de melhorias que entra no ponto de oportunidades para seu negócio. Oportunidades essas que precisam ser analisadas, avaliadas para colocar em prática ou não.

Fraquezas: Este é o ponto mais importante para ser analisado. Aqui entra todos os feedbacks que possuem falhas. Falhas essas que DEVEM ser corrigidas para ontem. Aqui é o local para ver o que está te deixando um passo atrás da concorrência .

Ameaças: Esse ponto deve ser analisado: os pontos fortes de sua concorrência, riscos, entre outras coisas. Tudo que for mencionado nesse ponto é muito importante, as estratégias precisam estar bem alinhadas, um plano b é imprescindível.

Ser um amante do mundo online e de novas tecnologias

Estamos interconectados o tempo todo, e por que não aproveitar essa aproximação que temos?

Todo brasileiro é movido pelo diferente, pelo novo. Somos carentes, precisamos de atenção especial, gostamos de ser bem atendidos e amamos quando alguém nos escuta. Gostamos de nos se sentir bem, confortável e ficamos muito felizes quando acertamos em uma compra.  

Por termos um histórico bem ativo nos meios digitais,oportunidades não faltam para o seu negócio. Algumas sugestões como: Conexão, Wi-fi, QRCode para cadastro, check in, espaço para demonstração de algum produto, promoções via Redes Sociais são muito bem vistas por nós consumidores.

Em um relacionamento sério com a gestão <3

Aí aí a tal da gestão… Sem ela meu negócio não seria absolutamente nada.

É caro empreendedor, esse assunto é muito abordado quando falamos sobre formas de melhorar o negócio e vender cada vez mais. Essa simples palavrinha (gestão) é capaz de moldar toda a estrutura de sua empresa, seja de forma negativa ou positiva… Por quê? Simples!

Se você tem uma gestão péssima de seus processos, como:

Finanças, Controle de seu estoque, Controle de Colaboradores fica muito difícil do seu negócio prosperar, é como você estivesse dirigindo com os olhos vendados sem saber para onde você está indo e a qualquer momento você poderá perdendo a sua vida e das pessoas que estiverem junto com você caindo em uma ribanceira.

Muitos empreendedores acabam tendo muitas perdas, e outros acabam até falindo por não ter uma gestão ineficiente em seu negócio.

O segredo para o sucesso

O x da questão é que sua empresa é um organismo, e para funcionar corretamente todas as partes precisam estar alinhadas. Seus concorrentes se deliciam de um bom software de gestão, em uma única plataforma é possível interligar todos os processos. No final do mês todos os relatórios estão lá prontinhos para serem analisados.

Hora de agir

Agora que você tem umas dicas de ouro, arregace as mangas com a sua equipe e coloque em prática sem medo de ser FELIZ e de ser um Case de SUCESSO.

Gostou de nosso conteúdo? Fique atento, toda semana tem conteúdo novo.

Veja nosso último conteúdo sobre o bom atendimento, clique aqui

Quer saber como podemos ajudar na gestão da sua farmácia? CLIQUE AQUI