Sistema ERP de Gestão Integrada – Os benefícios para a sua organização

Sistema ERP de Gestão Integrada – Os benefícios para a sua organização

Um sistema de gestão integrada tem como papel a unificação dos processos administrativos e financeiros. Como resultados de um sistema de gestão bem implementado existe uma maior eficiência organizacional que, por sua vez, melhora a obtenção de objetivos, resultados, procedimentos e quaisquer outros processos.

Para um bom funcionamento de ERP de Gestão Integrada é necessária uma avaliação dos benefícios e vantagens da sua aplicação.

A implementação de uma gestão requer mudanças na estrutura funcional da empresa. Por tal motivo é importante conhecer cada benefício do Sistema ERP de Gestão Integrada.

Integração de procedimentos financeiros

O Sistema ERP de Gestão Integrada permite que o gestor acompanhe todo o desempenho da empresa com as receitas, despesas e fluxo de caixa e através da eficiente gestão dos recursos financeiros o gestor saberá quando e como investir a curto, médio e longo prazo. 

Controlar os pedidos dos clientes

Como uma das principais vantagens do Sistema ERP de Gestão Integrada podemos destacar a integração de informação em um sistema único. Com isso é possível conhecer todos os pedidos do cliente de forma rápida, organizada e segura.

A partir disso é possível desenvolver mais agilidade e coordenação entre diferentes equipes como produção, estoque e transporte.  Existem ainda outros benefícios como conhecer o histórico do cliente que permite por sua vez desenvolver um melhor relacionamento com o mesmo.

Padronização de processos

Os Sistemas ERP de Gestão Integrada são quase que praticamente automáticos e padronizam toda a informação. A padronização de todo o processo faz com que exista uma economia de tempo e, consequentemente,aumente a produtividade. A automatização evita erros que ocorrerem durante o processo.

Unificação da Gestão

Os Sistemas ERP de Gestão Integrada possibilitam também a integração de diferentes departamentos e tem a possibilidade de permitir a integração com diferentes filiais. Toda essa integração é interessante para aperfeiçoar os processos deixando-os mais rápidos, confiáveis e transparentes.

Até o momento citamos 4 importantes vantagens da utilização de um Sistema ERP de Gestão Integrada.Todas essas vantagens lideram para outras não menos importantes como: maior agilidade, confiabilidade nas informações, segurança, controle e economia.

Além de todas essas podemos citar inúmeras outras práticas que surgem com o uso de um Sistema de ERP como: tomada de decisões, possibilidade de desenvolver relacionamento com o cliente baseado no histórico de compra, análise de custo,análise de retorno de investimento, entre muitas outras.

Além das vantagens abordadas uma a uma podemos destacar outras não menos importantes. Confira:

1 – Automatização da cadeia de processo e redução de tarefas manuais;

2 – Controle de operações da empresa;

3 – Redução de custos;

4 – Aumento de segurança;

5 – Otimização da visualização de dados informativos;

6 – Maior transparência;

7 – Redução defraudes;

8 – Informações disponíveis em tempo real para consulta.

Fica claro depois de observar todas essas vantagens que a adotar um sistema de gestão ERP é um investimento e não um custo.

Grande parte dos empreendedores não utiliza um ERP pelo custo inicial, pois caem no esquecimento de calcular o custo em longo prazo que engloba a economia de tempo de cada funcionário, a segurança e a agilidade nos processos. 

O sistema de gestão permite que sua empresa fique escalonável, cresça sem problemas com a dificuldade de gerenciamento. Para tal é necessária uma organização e controle que permita uma gestão adequada.

Compreendeu todas as vantagens e benefícios de um Sistema ERP de Gestão Integrada? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais informações do nosso Sistemas ERP de Gestão Integrada? 

Deixe sua dúvida, pergunta ou sugestão nos comentários. Um grande abraço!